segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Teoria Básica

Você que esta começando a tocar agora, é muito importante a leitura desta seção. O primeiro tópico que gostaria de mencionar é sobre a escala musical
, é por ela que conhecemos a seqüência de notas, vamos à elas:
Dó Ré Mi Fá Sol Lá Sí
Outro assunto importante é saber que notas são as cordas soltas da guitarra.


1
2
3
4
5
6


Sol






Como você notou, nós temos duas cordas , sendo a primeira a mais fina conhecida popularmente como "Mízinha", e obviamente, a sexta e a corda mais grossa conhecida vulgarmente hehe, como "Mízona".

Cifras
As cifras são letras que correspondem as notas, tornando assim ler notas, uma linguagem universal, qualquer livro de música as notas aparecem em forma de cifras, vamos à elas:

A: Lá
B: Sí
C: Dó
D: Ré
E: Mí
F: Fá
G: Sol

Notas
Outro aspecto importantíssimo na guitarra, mas que muitos professores não dão o devido valor, é você saber a nota que você está tocando, aparentemente parece bem difícil, é difícil, mas existem algumas maneiras de tornar esse estudo um pouco menos complicado. Nós vamos usar um processo matemático para aprender a ver as notas do braço, muitas pessoas "decoram" as notas, o quê torna o processo mais chato e lento, nós vamos vê-las.
Primeiro vou explicar o quê quer dizer 1 ton e ½ ton. 1 ton: ande 2 casas no braço, ex: você esta na primeira casa de qualquer corda você andando 1 ton vai para a terceira, ½ ton: ande 1 casa no braço, ex: você esta na primeira casa, andando ½ ton vai para a segunda casa. Existe uma pequena regra muito fácil para achar as notas.Das notas (já em cifras)

C/D
D/E
F/G
G/A
A/B


Você andará 1 ton (2casas). Note que as notas estão na seqüência da escala musical, isso porque sempre depois do "C" vem o "D" e assim por diante. E das notas:

B/C
E/F


Você andará ½ ton (1 casa). Agora é só você decorar esta regrinha pensando: de "B" para "C" e do "E" para "F", ande uma casa o resto eu ando 2 casas! Pronto agora você esta pronto para começar a achar todas as notas do braço!! Ex:
Estamos na sexta corda "E"
Qual seria a nota seguinte ao "E" na escala musical? F!
Quantas casas você andaria do E para F? ½ ton ou uma casa, portanto na primeira casa da nota E é a nota F!
Depois da nota F que nota temos na escala musical?? Nota G!
A nota F está na primeira casa da corda E, quantas casas você andaria de F para G??

É só consultar a tabela!
1 ton, ou 2 casas, portanto casa 3 da corda E é a nota G!!!! Viu como é facil!! Agora pratique em todas as cordas achando todas as notas!! Olhando a escala musical você perceberá que ela é formada por 7 notas, mas na verdade existem 12 notas, para acharmos estas outras notas temos que aprender sobre o "Sustenido"; que é representado por este símbolo # , e o "Bemol" que é representado por este símbolo b. Como você percebeu existem notas que para chegar na nota seguinte você tem que andar ½ ton e outras 1 ton, nestas notas que você andou 1 ton o que seria a casa do meio?? É ai que entra o "Sustenido" e o "Bemol"!! Sustenido está uma casa à frente da nota e o Bemol uma casa atras! Por exemplo:
Vimos no exemplo para achar notas, que da nota
F para G você teria que andar 1 ton certo? E que a nota G esta na casa 3 da corda E. Que nota seria na casa 2???? Seria F# ou Gb, não importa como você escreve, as duas formas são a mesma coisa!!! Então aqui vai a lista de notas que existem:

C-C# ou (Db)-D-D# ou (Eb)-E-F-F# ou (Gb)-G-G# ou (Ab)-A-A# ou (Bb)-B.
É importante lembrar que não existe - B# ou Cb nem E# ou Fb, porque B#e a nota C e, E# é a nota F! Talvez você esteja se perguntando, se: F# e Gb são a mesma nota porque não existe só o # ou so o b? Para "Partituras" e "Cifras" essas duas nominações são importantes porque torna a leitura musical mais rápida e a escrita menos poluida; vou dar um exemplo pratico!
Imagine que você vai tocar com um pessoal que você nunca viu na vida, uma música mais ou menos conhecida por você, e é claro alguém da banda escreveu em cifras a música para você, e terá que ser tocada quase que simultaneamente, e imaginemos uma seqüência F/A#/Gb , não seria melhor escrever F# do que Gb?? Valeu Galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário