quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Blues - I Parte



O Blues é mais que um estilo musical, é feeling e acima de tudo, respiração. Quando digo respiração, não significa técnicas para o musico respirar em determinados momentos, mas sim a guitarra.
A respiração em si já é um exercício, para lhe dar precisão, tempo para pensar no próximo passo (escalas e técnicas) que ira executar.
O blues é ótimo para iniciantes, pois lhe possibilita começar já improvisando (mesmo que seja um desenho da Pentatônica ou Escala de cada vez), e é uma maneira fácil de decorar as escalas e pentatônicas sem aquelas repetições chatas, porém necessárias.
A partir do blues, você terá uma ótima base para se tocar Rock N´Roll também, afinal, o rock nada mais é do que um derivado do blues, só que com mais peso e velocidade.
Algumas pessoas me fazem a seguinte pergunta: “Você tem exercícios para Blues”?
Em minha observação, não existem exercícios de blues, ou exercícios de outros ESTILOS, existem exercícios de técnica, na qual você aplica em qualquer estilo. O que você, guitarrista deve procurar são frases, licks, trechos de musicas famosas de blues para aplicar em suas musicas próprias, bases ou solos.
Baseando-se nisto, irei passar alguns exemplos para entender melhor o BLUES.

“Se você tiver bons olhos e ouvidos, poderá pegar licks legais e progressões de acordes simples observando outros guitarristas tocando.” (Robben Ford)

UM POUCO DA HISTÓRIA DO BLUES

O blues sempre esteve profundamente ligado à cultura afro-americana, especialmente aquela oriunda do sul dos Estados Unidos, dos escravos das plantações de algodão que usavam o canto, posteriormente definido como "blues", para embalar suas intermináveis e sofridas jornadas de trabalho.
O primeiro nome popular a surgir como músico específico de blues foi o de Charley Patton, em meados da década de 20. Posteriormente, na mesma época, surgiram nomes como de Son House, Willie Brown, Leroy Carr, Bo Carter, Silvester Weaver, Blind Willie Johnson, Tommy Johnson entre outros. A princípio, a maioria das canções interpretadas eram cantos tradicionais como Catfish Blues e John The Revelator, canções essas que tiveram vários intérpretes e versões variadas no decorrer da história. Porém, foi na década de 30 que surgiu aquele que é talvez o nome mais influente e idolatrado do blues: Robert Johnson. Influenciado sobretudo por Son House e Willie Brown, Johnson viveu pouco tempo, cerca de 27 anos, sendo que a sua data de nascimento não é totalmente precisa.
Gravou 29 canções apenas, entre 1936 e 1937, porém são considerados os maiores clássicos de blues de todos os tempos. Diz ainda a lenda que o estrelato de Robert Johnson veio após um trato feito com o diabo numa encruzilhada. Johnson entregou sua alma ao diabo e em troca ele se tornaria o maior cantor de blues de todos os tempos. Coincidências à parte, de fato a curta vida de Robert Johnson é repleta de mistérios, sobretudo a sua controvertida morte.
DICA: Procurem o filme “The Cossroads - A Encruzilhada” de 1986. Onde a história é baseada neste episódio.
A guitarra elétrica se tornou unanimidade absoluta no blues, nesse período, porém nenhum outro nome consagrou tanto a guitarra solo como elemento central do blues quanto B.B. King. Influenciado diretamente por T-Bone Walker, outro virtuose da guitarra solo, B.B. King criou um estilo único e quase inigualável de frasear o instrumento, de forma pura e melódica como poucos conseguem. O seu vibrato tornou-se marca registrada, dando aos solos de guitarra uma forma quase verbal. Sem falar de seu vocal-tenor que muitas vezes se destacava mais que o próprio instrumento. Influenciando praticamente todos os guitarristas que vieram posteriormente, é classificado, merecidamente, como o "rei do blues". De fato, blues e B.B. King hoje são termos quase inseparáveis.

ENTENDENDO O BLUES


Primeiramente, você precisa ter em mãos:
Escala Pentatônica e Penta-Blues (Inicialmente)

O Blues é o principal e mais direto antecessor de todas as vertentes do rock. Dessa forma, conhecer como funciona sua estrutura é fundamental para o músico que queira executar qualquer estilo de rock.
O estilo é marcado por duas características principais:

1) Uso da 7b
2) Fórmula de 12 compassos com a fórmula I – IV – V


 




O Blues é muito marcado pela constante improvisação (tanto nos solos quanto nas bases). Quase sempre, a improvisação de blues consiste no uso das pentatônicas. Nos acordes menores, usamos a Penta menor e nos maiores usamos a Penta Blues (a soma da maior com a menor).
O estilo também é marcado por possuir uma estrutura padronizada de progressões de acordes. Geralmente, as fórmulas possuem 12 ou 16 compassos. Pode haver também 8 compassos (igual ao de 16, mas com todos os acordes tendo a metade da duração). A fórmula mais simples e popular é o Blues de 12 compassos:

I | I | I | I | IV | IV | I | I | V | IV | I | V

A formula indica que onde existe o sinal I usaremos o acorde correspondente à tônica. O IV representa o uso do acorde correspondente a quarta e o V o acorde correspondente à quinta. Sendo eles menores ou maiores, essa seqüência vai funcionar.
Os quatro últimos acordes servem para o turnaround, que é um trecho de conclusão dessa progressão para depois repetir toda a fórmula. Essa fórmula é sempre inserida nos 4 últimos compassos (ou nos 2 últimos no caso de serem 8 compassos) Essa conclusão pode ser realizada com diferentes acordes, assim como a fórmula pode ter modificações na hora em que aparecem I, IV e V.
Essas fórmulas foram muito usadas e modificadas, com a aparição de outros acordes e turnarounds diferentes. Porém, ainda são à base do rock e da música pop de hoje em dia.

EX:

I Chorus = 12 compassos
% = Repete a nota de traz

||: I7 | % | % | %
IV7 | % | I7 | %
V7 | IV7 | I7 | V7 :||
              [turnarounds]

Em notas:

||: A7 | % | % | %
D7 | % | A7 | %
E7 | D7 | A7 | E7 :||
             [turnarounds]

(Usei esta simples fórmula na aplicação da base da musica “Espero o tempo passar”).

Outras musicas com a mesma aplicação:


I | I | I | I | IV | IV | I | I | V | V | I | I
Led Zeppelin – Rock n’ Roll

Im | IVm | Im | Im | IVm | IVm | Im | Im | Vm | IVm | Im IVm | Vm
Janis Joplin – Ball and Chain

Im | Im | Im | Im | Im | Im | Im | Im | Vm | IVm | Im | Im
Pink Floyd – Money

LICKS E FRASES

No primeiro exemplo, em Lá, mostra-se uma famosa frase de Steve Ray Vaughan da musica “The sky is crying”.

e--------------------5~~~~-----------------------------
B----5-------------------------------------------------
G------7h5--7p5-7b9------------------------------------


Os dois exemplos a seguir, são muito utilizados por Eric Clapton. Prestar atenção nos vibratos.

e---------5--------------5----5-8b10-7b8-5~~~~~~------
B-------5---8b~~~~~~-~8b---8b-------------------------
G---5b7-----------------------------------------------

e--------------10h12~~~~~~-10------------------------
B------10--13-----------------13p10----10-13b1/4-----
G---/12-----------------------------12---------------


INTRODUÇÃO da musica LUCILLE – BB King
Esta musica esta em Bb, e a introdução é basicamente no quarto desenho da escala maior.


e---------11-13b15------|---------------------------------------------------------
B---11-13-----------11~-|-14b16---------------------------------------------------
G-----------------------|--------13b15--13-11-13--13b15r13-11b13r11-----11b12-----
D-----------------------|--------------------------------------------13-----------

---11-----------------------------------|--------------------------------|
-11--11v---13b14--11h13-11---11---------|--------------------------------|
---------------------------13----11-12v-|-15b17-13b15--------------------|
----------------------------------------|--------------16b17-13-13v------|
----------------------------------------|---------------------------15---|
----------------------------------------|--------------------------------|

------------------------------------------------------------------------|
-------------14-11------------------------------------------------------|
----11-13-11-------13b15-13-11----11b13r11---------11b12----------------|
-13----------------------------13----------13-13v-----------------------|

--------------------------11----11-------14s15---------|
-14-11----11-----------11----11-----16v----------16----|
-------13----11b12r11----------------------------------|

-16s15---------(14)-----10s11----------------------------------|
-------16-16v------(14)-------14----11-------------------------|
---------------------------------13----11-13v-11---------------|
-----------------------------------------------------13-13v----|
---------------------------------------------------------------|
---------------------------------------------------------------|

Bom, espero ter tirado pelo menos metade das dúvidas, em breve estarei escrevendo uma segunda parte e quem sabe uma terceira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário